Até que ponto a PROVA avalia o aluno?

Até que ponto a PROVA avalia o aluno?

Desde pequenos aprendemos, com os métodos que nos foram passados,  que as provas são os únicos, ou mais eficazes, meios de avaliar se o aluno teve aproveitamento satisfatório ou não em determinada matéria ou disciplina.

Vamos pensar primeiro no que é avaliar um aluno.  Como seria o conceito de prova?  A palavra prova no processo, bem como em outros ramos das ciências, pode assumir diferentes conotações, tanto o é, que possui vários sentidos não somente na linguagem popular mas também no uso técnico e, dentre eles, o dos juristas.

Em direito, prova é qualquer evidência factual que ajude a estabelecer a verdade de algo.

Prova é todo meio destinado a convencer o juiz, seu destinatário, a respeito da verdade de um fato levado a juízo.

Podemos então entender que em seu significado a PROVA seria a maneira formal de identificar se um aluno aprendeu de verdade. O aluno recebe as informações dos professores durante meses de um determinado ano e, dentro desse mesmo ano, são designadas algumas datas para as realizações das provas.

O problema é que toda prova gera entre os alunos uma certa ansiedade e em alguns casos, insegurança e ainda falta de domínio próprio e estresse, todos esses comportamentos com certeza irão refletir no resultado da PROVA, que conseqüentemente irá mascarar a verdadeira avaliação, pois o aluno fica exposto a fatores externos. Aquele resultado daquela PROVA não necessariamente irá mostrar o aproveitamento do aluno na matéria ou disciplina, ou seja, não representará a verdade como é o conceito de PROVA explicado anteriormente.

A verdade virá através de um trabalho gradativo de avaliação de maneira conectada com as competências que a disciplina exige,  esse trabalho requer uma qualificação por parte do docente em conseguir mensurar essas competências no dia a dia com o aluno e claro que não só dependerá da capacitação do docente em fazer essas mensurações, mas também de um trabalho conjunto com os alunos, criando provocadores para que fiquem expostas essas qualificações.  É um trabalho árduo, porém muito eficaz e que refletirá o verdadeiro resultado do aproveitamento do aluno.

Gostaria de deixar claro que respeito todas as opiniões sobre o tema, porém acredito que o mesmo não possa ser julgado com radicalismo e muito menos sem debates com embasamento científico.

André do Carmo

Diretor da RHSenior Treinamento e Desenvolvimento Profissional

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